A Alegria do Senhor é a Nossa Força

Por Darlene Zschech

 

A Bíblia está repleta de passagens poderosas que nos falam de alegria – o que é e o que não é, e como a conseguimos obter. A líder de louvor Darlene Zschech explora estes versículos, pesquisando as quatro características essenciais para guardar e desenvolver este tesouro.

Eu aceitei Jesus Cristo quando tinha 15 anos. Muitos achavam que eu era uma criança feliz, mesmo tendo em conta alguns anos extremamente difíceis. Quando aceitei Jesus, eu estava completamente entusiasmada com o perdão dos pecados. Eu estava desejosa de aceitar esta dádiva incondicional do meu Pai Celestial, e eu estava plenamente convencida que faria parte da família de Deus... era maravilhoso! Nunca mais fui a mesma. Mas havia algo que ainda não sentia como totalmente real na minha vida – era fazer minhas as palavras que C.S. Lewis usou quando se converteu – "Fui SURPREENDIDO PELA ALEGRIA!" Não fiquei a transbordar de uma única vez, mas lembro-me perfeitamente de ter sentido como se alguém me tivesse contado o maior segredo do universo,

Alegria é definida como "sentimento de grande alegria ou prazer, especialmente aplicado a coisas espirituais". C.S. Lewis acrescentou algo que eu também acredito: "Eu não fazia a mínima ideia que havia uma ligação entre Deus e a Alegria. Sempre esperei encontra-la um dia num lugar, mas acabei por encontra-la numa pessoa – em Jesus Cristo."

João 15:9-11 diz, "Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei a vós. Agora permanecei no Meu amor, tal como eu obedeço aos mandamentos do Meu Pai e permaneço no Seu amor. Tenho-vos dito isto para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo."

Este gozo (alegria) de que falamos está disponível para todos nós. Ela não se encontra nas religiões ocidentais ou ficando em estado de transe. Se está à procura de alegria "em si mesmo", está à procura no local errado. A alegria não é uma exigência para experimentar a vida em Cristo, em vez disso, é algo que o irá perseguir quando viver uma vida de fé e obediência. Isaías 55 diz que "com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós..." que seremos frutíferos para o renovo do Senhor.

Se perdeu a sua força, ou acha que é difícil ficar entusiasmado com a vida, então precisa de encontrar a sua alegria. Neemias 8:9-10 diz: "Não vos entristeçais nem choreis.... porque a alegria do Senhor é a vossa força." Isaías 35-10 abençoa-nos tremendamente: "E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido." Que promessa. Salmo 45:7 ainda acrescenta que somos "ungidos com o óleo de alegria" – lindo. Simplesmente lindo.

Existem muitos inimigos da alegria: desapontamento ou medo de ser desapontado, nunca nos entregarmos com receio de ficarmos mal. Mas por outro lado, esse "risco" pode significar que o seu coração poderá ser cheio para aquilo que foi criado – cheio da "alegria completa e eterna". É essa a razão pela qual a Palavra de Deus dá tanto ênfase ao nosso bem estar emocional, à medida que somos encorajados a "levantar as nossas cabeças" para abrir os nossos corações a tudo aquilo que Jesus morreu para nos dar.

Mesmo o simples esquecimento de tudo o que Jesus fez por nós, fará com que a nossa alegria se perca. As Escrituras avisam-nos acerca do esquecimento. Um grande exemplo disso eram os israelitas. Deus livrava-os continuamente, eles celebravam e dançavam com grandes hinos de alegria e triunfo, mas passados apenas alguns dias, eles voltavam a queixar-se e a murmurar contra Deus. Andaram às voltas e mais voltas – 40 anos de esquecimento.

COMO ENCONTRAR E MANTER A SUA ALEGRIA!

Obediência, Fé e Expectativa!

lsaías 58:13-14 diz: "Se desviares o teu pé do Sábado, e de fazer a tua vontade no Meu Santo dia se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem fazendo tua própria vontade nem falando palavras vãs então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra,"

Os nossos corações desejam obedecer ao Senhor? Deixem que vos diga, não há nada melhor do que à noite fechar os nossos olhos sabendo que obedecemos ao Senhor. A alegria é indescritível.

Simplesmente.... Promova a Paz!

Provérbios 12:20 diz "Engano há no coração dos que maquinam o mal; mas há gozo para os que aconselham a paz."

Aprenda a Louvar

Quando Job atravessou os seus piores momentos, a sua alma angustiada gritava que já não havia brados de alegria na terra. Em lamentações, devido a uma enorme desobediência, Jerusalém encontrava-se numa grande desolação. No capítulo 5:14-16 diz "Os velhos já não se assentam nas portas, os mancebos já não cantam. Cessou a ALEGRIA de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança. Caiu a coroa da nossa cabeça"

Se no meio de uma batalha não conseguimos compreender o poder do louvor, haverá certamente falta de alegria.

Devemos adorar a Deus Regular e Intensamente

Os ensinos contidos nos Salmos são os melhores para nos fazer alterar as nossas petições em declarações de louvor. O Louvor não é apenas quando tudo está bem e sentimos vontade de agradecer. Na realidade, o louvor é de facto tremendo quando o inferno treme. Em Salmos 27:6 lemos: "E agora será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos que estão ao redor de mim; e no seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor."

Salmo 47:1 "Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo."

Levitas não são fracos nem inconstantes e não se deixam intimidar. Não. Eles sabem como lutar e por aquilo por que vale a pena lutar. NÃO DEIXE O INIMIGO ROUBAR A SUA ALEGRIA! A Alegria é a sua herança.

A Alegria não depende da boa sorte nem nos impede de passarmos por momentos mais difíceis. A dor pode vir, mas será sempre incapaz de ofuscar a alegria de um redimido.

Há muito mais que eu poderia dizer sobre este assunto, mas eu de todo o meu coração encorajo-o a BUSCAR A VERDADE, a CONFIAR NO SENHOR, a SER AGRADECIDO, CRIATIVO, a APRENDER A SORRIR e compreender que a alegria não é apenas um beneficio para si. Isaías 60:1,3 diz: "Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor (...) E nações caminharão para a tua luz".

O versículo 5 afirma: "Então o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão. Então o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão." E o verso 15 acrescenta: "far-te-ei uma excelência perpétua, uma alegria de geração em geração."

Isaías 61:7 diz: "e terão alegria perpétua." Em Isaias 65:14 lemos: "eis que os meus servos cantarão pela alegria de coração!" e finalmente em Isaías 66:5 diz: "

Seja glorificado o Senhor, para que vejamos a vossa alegria."

Viva com paixão e com um propósito.

Trad. Sérgio Lopes

 

Portal Gospel        © 2002- 2006  Página actualizada em 07-08-2006

[ Início  ]  [ Mapa do Site ]  [ Fale connosco ]  [ Procurar ]