Ganhando Almas para Cristo

Versículo Chave:"… e o que ganha almas sábio é." – Provérbios 11:30b

Grande regozijo para o crente é ganhar almas para Cristo. Imagine! Você e eu podemos servir de instrumentos na salvação de outros.

Quem pode ter este privilégio de levar almas a Cristo? Qualquer crente! Não é um serviço reservado para um grupo selecto. Ser testemunha é o dever de todo o crente, e cada um pode ganhar almas. O Senhor Jesus disse:

"Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." – Mateus 4:19

Porque é importante apreender a ganhar almas para Cristo? Por causa do valor de uma alma humana.

Porque a alma humana tem tanto valor? Porque viverá para sempre. Cada pessoa que encontramos tem uma alma que viverá eternamente – ou no gozo das bênçãos do céu ou enfrentando o inferno. A Bíblia diz:

"Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus." – João 3:36

Deus dá tanto valor à alma humana que enviou Seu Filho para morrer na cruz, a fim de que todos os homens sejam salvos. Quando compreendermos quão preciosa a alma humana é para Deus, faremos tudo para ganha-las para Cristo. Vamos então apreender como conduzir almas para Cristo.

Temos que usar a Palavra de Deus

Da mesma maneira que o médico não dá a mesma receita para cada doente, também nós não podemos usar o mesmo versículo para cada pessoa.

Precisamos do poder de Deus.

Porque na nossa força e boa vontade não vamos conseguir. Precisamos do poder do alto, do poder do Espírito Santo.

Quando o Senhor Jesus mandou que os Seus discípulos pregassem o evangelho a todo a criatura, Ele também lhes prometeu o Espírito Santo. Ele disse:

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra." – Actos 1:8

Hoje, cada crente tem o poder do Espírito Santo.

O Espírito Santo é quem convence as pessoas do pecado, fazendo-as sentir a necessidade de ser salvas, e revelando-lhes a Pessoa de Cristo, o Salvador. Peça que Deus o encha com o Espírito Santo para ter maior êxito em ganhar almas.

Temos que pregar o evangelho

A mensagem do ganhador de almas é o evangelho. A palavra evangelho significa "boas novas", e a boa nova é que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para ser o nosso Salvador. O apóstolo Paulo escreveu:

"Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, (…) Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras" I Coríntios 15:1,3-4

Quatro verdades fundamentais

O facto do pecado (todos pecaram)

A pena do pecado

Salvação não vem por obras – a pena foi paga por Cristo

Temos que aceitar Cristo

Grave bem estas verdades na sua mente.

Então para levar alguém a Cristo deve explicar as quatro verdades.

1 – MOSTRAR QUE É PECADOR

O primeiro passo é mostrar através da Palavra de Deus que a pessoa é um pecador. Uma boa passagem para mostrar é Romanos 3:10-12 ("como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." Peça à pessoa para ler estes versículos. Isto é o que Deus diz de nós. Depois peça para ler Romanos 3:23. ninguém pode ser salvo se não compreender que é um pecador e estar disposto a deixar os seus pecados. "Mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis." (Lucas 13:5)

2 – MOSTRAR QUE A PENA DO PECADO É A MORTE

O segundo passo é mostrar na Palavra de Deus que a pena do pecado é a morte.

Explique que a palavra "morte", neste caso, significa separação de Deus, no lago de fogo eternamente. Sendo condenados à morte, precisamos de um Salvador.

 

3 – CRISTO MORREU PARA PAGAR O CASTIGO DOS NOSSOS PECADOS

O versículo que usamos neste caso é muito bem conhecido: João 3:16. Sabe a quem se refere Deus quando menciona "mundo"? Ele quer dizer você e eu.

O que Deu nos deu? Ele nos deu Seu Filho. Isto quer dizer que Ele deu Jesus Cristo para morrer na cruz pelos nossos pecados.

Porque Deus nos deu um salvador? Porque Ele nos ama, e porque nós precisamos de um Salvador – não nos podemos salvar a nós próprios ou aos outros.

Se eu lhe quiser dar algo, será que você tem que pagar alguma coisa? Claro que não, é uma oferenda. O mesmo se passa com a salvação conquistada por Jesus Cristo na cruz. Ele, e só Ele, conquistou para nós a salvação da nossa alma e o perdão dos nossos pecados. O que nós temos de fazer é apenas RECEBER. Receber Jesus no seu coração, entregar-lhe a sua vida nas mãos dEle.

4 – PERGUNTAR SE QUER ACEITAR JESUS COMO SALVADOR.

Agora abra a Bíblia em João 1:12 e peça para ler este versículo. Enfatize a maneira como Deus nos torna Seus filhos – por RECBER.

Depois desta breve explicação, pergunte-lhe se ela acredita que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu na cruz do calvário em seu lugar, mas que ao terceiro dia ressuscitou.

Pergunte ainda à pessoa se ela quer repetir consigo uma pequena oração. Seja natural na oração, deixe que ela brote de dentro de si, mas tenha atenção a dois pontos, ela deve ser breve e deve focar os pontos anteriores.

Ex. de oração da salvação.

Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Creio que Tu és o Filho de Deus, e que morreste na cruz pelos meus pecados. Entre agora na minha vida como meu Senhor e meu Salvador. – Amem.

CERTEZA DA SALVAÇÃO

Quando alguém recebe Jesus de todo o seu coração, Deus deseja que ela tenha a certeza da salvação. Como é que ela pode ter a certeza da salvação?

Por crer na Palavra de Deus e

Pelo testemunho do Espírito Santo.

Um versículo muito importante é João 3:16. Repare que a Bíblia fala em 2 tipos de pessoas; os que crêem e os que não crêem no Filho de Deus. Agora vire para I João 5:11-13. Reforce como Deus nos mostra que podemos ter a certeza da salvação.

DEUS DISSE E EU ACREDITO NO QUE ESTÁ ESCRITO!

Como podemos saber se a outra pessoa está salva? Não podemos ter a certeza que outra pessoa esteja salva. Ela pode ter confessado a oração da salvação, mas nós não sabemos se ela o fez de coração.

SEJA ATENCIOSO E AFÁVEL

Para levar alguém a Cristo devemos ser corajosos, mas usar sempre de cortesia e amor. Deve procurar conversar dos assuntos espirituais mas procurando nunca ofender. Evite discutir com as pessoas acerca de questões mais complexas, e nunca ataque a possível denominação que a pessoa frequente. O mais importante é levar as pessoas aos pés de Cristo e não à porta da Igreja que você frequenta.

Se perguntar a alguém: "Tem a certeza da sua salvação?", ou "acredita em Deus?", facilmente poderá notar se ela já recebeu Jesus ou não. Se a resposta for do género de "Tenho a certeza que sou salvo porque logo de criança fui baptizado", "Creio muito em Deus à minha maneira", "sou cristão não praticante" ou algumas do mesmo género, é altura de suavemente lhe revelar o Filho de Deus, e a Sua obra redentora.

Efésios 2:8-9 explica que não é pelas obras que podemos ser salvos. A salvação é de Deus, e Ele como criador de todas as coisas é quem sabe qual é a verdadeira maneira de crer nEle. Como é evidente ser "cristão não praticante" é algo que não existe. Da mesma forma que não existe um casado não praticante, também não pode existir um cristão que não siga de acordo com o que Cristo ensinou.

ALGUNS APRESENTAM BARREIRAS À SALVAÇÃO.

"Não sou pecador"

Resposta: A Bíblia diz que somos todos pecadores.

"Não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3:10)

"Sou católico, baptista, ….."

Resposta: Filiação a uma igreja não salva ninguém. Precisa nascer de novo. Jesus disse:

"Se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus" (João 3:3)

"Há hipócritas na Igreja"

Resposta: Tem razão, mas não haverá hipócritas no Céu. Somos responsáveis por nós mesmos. A Bíblia diz:

"Assim pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." (Romanos 14:12)

"Estou à espera de deixar os meus vícios."

Resposta: Você não pode reformar a sua vida pela própria força. A verdadeira mudança é a que opera de dentro para fora e não o contrário. Jesus recebe-nos como estamos.

"O que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora." (João 6:37)

"Sou mau demais para Deus gostar de mim."

Resposta: Jesus veio salvar os pecadores. TODOS os pecadores. Foi por pessoas más que Ele deu a Sua vida. O Apóstolo Paulo disse:

"Fiel é a Palavra e digna de toda a aceitação, que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (I Timóteo 1:15)

"Estou constantemente a fazer boas obras"

Resposta: Ninguém é salvo pelas boas obras que possa fazer, mas unicamente pela fé em Jesus Cristo.

"Porque pela graça somos salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

"Todos os caminhos levem a Deus"

Resposta: A Bíblia ensina que há um só caminho que leva a Deus e apenas um único Salvador.

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)

Pedro também disse: "E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Actos 4:12)

"Eu acredito, mas vou deixar isso para mais tarde."

Resposta: è perigoso adiar uma decisão tão importante. Nenhum ser humano pode garantir o dia de amanhã. É sábio fazer esta decisão o mais depressa possível.

"Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz." (Provérbios 27:1)

 

Aprenda a dar estas respostas para poder usá-las quando alguém alegar tais motivos para não aceitar Cristo. Por vezes as pessoas poderão dizer que apenas lemos as passagens bíblicas que nos interessam, ou seja, podemos estar a manipular a Bíblia. A todas essas pessoas, recomende a leitura da Bíblia pela própria pessoa. Ela assim em casa irá descobrir os magníficos tesouros da Palavra de Deus.

 

FAZER

 

NÃO FAZER

Usar a Bíblia para levar alguém a Cristo. Mesmo que saiba a passagem de cor, é melhor que a pessoa leia por si mesma. Não desanime. Algumas pessoas rejeitarão o Salvador, mas continue a testificar desse Jesus maravilhoso.
Confesse se não souber a resposta de qualquer pergunta. Prometa procurar saber a resposta. Não apresente longas passagens da Bíblia. A pessoa não se vai lembrar dela se for demasiado extensa.
Aborde o assunto da Salvação com muita naturalidade. Evite ler uma folha com os passos que deve tomar. Não deixe desviar o assunto. O assunto mais importante é Cristo.
Peça auxílio a Deus em oração. O Seu poder é essencial. Não discuta. É bem difícil ganhar almas através de discussões.
Mostre interesse pessoal. Jesus orava e chorava pelas almas errantes. Não despreze ninguém. Deus pode salvar e transformar qualquer pessoa.

 

NÃO SEJA TÍMIDO

Um dos principais impedimentos do ganhador de almas é o acanhamento e o medo da opinião dos outros.

Certo crente que testificava sempre com muita ousadia, disse que no princípio era muito tímido, até que um dia se ajoelhou e pediu auxílio a Deus em oração. Então abriu a Bíblia e leu Salmo 34:4 "Busquei ao Senhor e Ele acolheu-me e livrou-me de todos os meus temores." Ele orou: "Meu querido Deus, Tu fizeste isso por David, faça agora por mim." Deus respondeu e tirou o seu temor.

NÃO TENHA MEDO DE ERRAR.

O maior erro seria nem sequer tentar ganhar almas para Cristo. Deus o ajudará.

 

Portal Gospel        © 2002- 2006  Página actualizada em 07-08-2006

[ Início  ]  [ Mapa do Site ]  [ Fale connosco ]  [ Procurar ]