É Necessário Carácter

Tiago 1:2-8        

2: Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;3: Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.4: Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.5: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.6: Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.7: Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.8: O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.

Salmo 15

1: SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?2: Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.3: Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;4: A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.5: Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.


O casamento necessita de muitas qualidades morais da parte dos cônjuges para ser bem-sucedido. Uma dessas qualidades é o carácter. Ter carácter é uma qualidade essencial. Talvez a palavra carácter não soe tão romântica nem tão divertida quanto as demais qualidades, porém sua força sustentará a estrutura de seu casamento. O dicionário descreve carácter como: índole, traços peculiares, qualidade ou atributo, feitio moral, autodisciplina, firmeza de vontade, constância e estabilidade relativas à maneira de agir e reagir, aspecto psicológico da individualidade.  

         CARÁCTER TRANSFORMADO – Um exemplo na Bíblia

Pedro foi um dos discípulos de Jesus. Sua vida é para nós um exemplo de que é possível ter uma vida transformada, regenerada pelo poder do Espírito Santo. Todos já conhecemos pelo menos um pouco da história de Pedro. Ele foi o homem que andou sobre as águas com Jesus mas vendo a tempestade começou a afundar. Foi Pedro que respondeu a Jesus "Tu és o Cristo o filho do Deus vivo" e também disse que estava pronto para morrer com Jesus. Porém mais tarde negou a Jesus três vezes. Mas o livro de Actos nos mostra um novo Pedro depois da descida do Espírito Santo.  
Analisando a vida de Pedro podemos descrever algumas de suas características antes e depois de receber o Espírito Santo em sua vida.  

Características:

Impulsivo por natureza;

Compassivo e afectuoso;

Cheio de contradições estranhas as vezes presunçoso;

Outras vezes tímido e covarde;

Abnegado;

Inclinado a ser egoísta;

Dotado de visão espiritual;

Lento para compreender as verdades mais profundas;

Fez duas confissões de fé em Cristo;

Também fez uma covarde negação;

Depois da descida do Espírito Santo Pedro foi transformado em uma "rocha" cumprindo-se a profecia de Cristo;  

Foi valoroso e inabalável;

CARÁTER NO CASAMENTO

Quando a vida conjugal enfrenta horas difíceis e torna-se abalada, o homem ou a mulher de carácter permanece firme. A pessoa não pensa na possibilidade de fugir da situação. Aqueles que têm carácter levam muito a sério as promessas feitas no dia do casamento. A pessoa de carácter crê de todo o coração em todas as palavras das promessas que proferiu. A pessoa de carácter nunca diz: "Eu não sabia o que estava fazendo" ou "Não foi bem isso que eu quis dizer" ou ainda "Mudei de ideia." A pessoa de carácter acredita que uma promessa é uma promessa, e que um compromisso é um compromisso. Uma pessoa deve perseverar nas horas difíceis e ser constantemente digna de confiança, sem esmorecer.

A pessoa não deve ser como Tiago descreve: "homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos". (Tg. 1:8) O Salmo 15 descreve as qualidades de um homem abençoado por Deus, e uma delas é: "o [homem] que jura com dano próprio, e não se retracta" (Sl. 15:4).
A palavra de Deus nos alerta e nos mostra que devemos ter uma vida perseverante, constante, não vivendo em altos e baixos, permanecendo firmes nos momentos difíceis, nas provações. Ao assumirmos uma palavra que seja ela cumprida, quer tenhamos lucro ou prejuízo, quer nos faça bem ou mal. Como diz o Sl.15:4.
Será que todos se lembram desta promessa: "Na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza." Vocês (nós) talvez não tinham ideia do verdadeiro significado destas promessas quando foram proferidas mas, todos a certa altura do casamento compreendem essas promessas. A força de seu carácter fará com que vocês mantenham as promessas.

O casamento não é algo que vocês possam tentar ver se gostam ou não. O casamento não tem porta giratória, garantia de retorno e nem cláusula de escape quando um dos cônjuges vier a descobrir os defeitos (e erros) do outro. Ele não deve ser tratado como um "casamento inicial", como se fosse a compra de uma "casa inicial" que logo será trocada por outra mais moderna. No casamento, é possível apenas adicionar elementos à casa e melhorar seu aspecto.
O casamento não foi feito para pessoas muito independentes ou que gostam de viver isoladas nem para pessoas controladoras, irresponsáveis ou imaturas. Palavras duras, não? Mas é isso mesmo. O casamento é muito sério, muito sagrado para ser levado na brincadeira. Deus não instituiu o casamento para aqueles que não sabem fazer uso do tempo, que não chegam em casa na hora prometida, que não informam o cônjuge que estão atrasados, que se esquecem de datas importantes como aniversários de casamento e de nascimento, e que não conversam com o cônjuge a respeito de suas ideias ou planos. Deus criou o casamento para aqueles que têm carácter.
PARA VOCÊ, PARA NÓS, NÃO É VERDADE?  
Mas, e se alguém não tiver carácter?
Há esperança em Jesus!
Meus irmãos qualquer vida por mais destruída que esteja por mais instável, sem carácter, pode ser transformada pelo poder e graça de Deus.
Quero terminar lendo um texto que está em Ef. 3;20,21

"Ora, Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.  

Que Deus nos abençoe.


  Texto Para Reflexão – David Douglas Ziegler
COMVIVER –  Comunidade Vida Verdadeira

Nota: Adaptado do livro "Começando Juntos – Uma Devocional para casais, recém-casados e namorados"  

 

Portal Gospel        © 2002- 2006  Página actualizada em 07-08-2006

[ Início  ]  [ Mapa do Site ]  [ Fale connosco ]  [ Procurar ]