O  TABERNÁCULO

Todo Tabernáculo tipificava Jesus.

Para entrar no Átrio,  em primeiro lugar  tinha de  passar pela porta. Jesus disse: Eu sou a porta (Jo 10:7: 10: 9). Em segundo lugar a primeira coisa que se via ao entrar era o altar dos holocaustos, onde o sacerdote oferecia o cordeiro , ou outro animal sem defeito, o que também representa Cristo. Ele tanto é o sacerdote como o cordeiro (Salmos 110:4)

A função do sacerdote era ouvir o povo, oferecer sacrifícios para cobrir os pecados e levar a Deus as questões apresentadas, era mediador, assim como Jesus foi mediador de uma nova Aliança e está assentado a direita do Pai intercedendo. (Hebreus 8:1). O cordeiro oferecido também tipificava Jesus, que na cruz levou sobre si os nossos pecados (Is 53:4). João 1:29  ..... Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.  

A pessoa passava pela porta e entrava no Átrio somente depois de reconhecer que era pecador, isso fazia trazendo a oferenda para o sacrifício. Hoje só vem a Cristo quem reconhece que é pecador e necessita do sacrifício já feito por Jesus na cruz, só devemos entrar por Ele. Outra coisa dentro do Átrio era a pia, ou lavatório.

No Altar do holocausto o pecado era encoberto, em Jesus recebe perdão o pecado é tirado . Na pia era feito a limpeza , purificação diária o que representa hoje a Palavra de Deus que diariamente devemos nos purificar através dela. Essa água é oferecida de Graça (Apocalipse 22:17 ... E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.) (João 15:3  Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado) A água do lavatório não só representa limpeza como também sacia sede (João 7:37  ,....... Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.)    Quem estava no Átrio, era como estar na porta da casa de Deus porque a partir dali só os sacerdotes entrava no Lugar Santo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur,

O Dia da Expiação

Sl 84:10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.

O Tabernáculo era a habitação de Deus. Hoje Sua habitação é nosso corpo.

Nosso corpo hoje simboliza o Tabernáculo: Espírito, alma e corpo.

I Coríntios 6:19 " Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? "

O Corpo representa o Átrio,  é a parte que faz contacto com o exterior , a alma é oculta representa o Lugar Santo, somente Deus pode perscrutá-la, o espírito é a parte mais intima é o Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos onde a Gloria de Deus se manifesta e faz contacto. O Espírito Santo de Deus  habita no Espírito do homem, salvo e puro.

(João 4:24  Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:23  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.)

Todo serviço no Átrio representa hoje a disponibilidade de Jesus para salvar o pecador.

Ele não só é a porta para entrada, como também  sacrifício do holocausto, a água que purifica, se entrarmos no Santo dos Santos temos outros objectos como o (candelabro, candeeiro ou castiçais) que é a mesma peça com três nomes diferentes: Ali eram colocadas as lamparinas, candeias  que representam  Jesus, a Luz do mundo (João 8:12.....Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.)

Do outro lado estava a mesa com os pães da proposição, que significa pães da presença.

Jesus é o pão da vida, é real presente em nós. (João 6:48 Eu sou o pão da vida.) devemos alimentar D ‘Ele, quem alimenta desse pão viverá para sempre. Não é transubstanciação, não é mastigar a carne de Jesus literalmente, o que vai até Jesus mata sua fome, e quem crer em Jesus não terá sede, isso é alimentar de Seu corpo, é aproximar dEle crendo que pode perdoar e salvar. (João 6:35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.)

Jo 6: 51.

O último móvel do Lugar Santo é o "Altar do incenso", que tem um significado muito grande. Incenso significa oração, para chegar até o altar do incenso o sacerdote passou pelo altar do holocausto para cobrir o pecado, passou pela pia para purificação, passou pela luz e pelo pão, para poder chapiscar sangue nos chifres do altar.   Nenhum sacerdote chegava  até o altar do incenso sem passar por esse processo. Assim também nossa oração, para ser respondida o pecador deve resolver primeiro o problema do pecado, porque Deus não ouve a pecadores (João 9:31 Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.)

Para chegarmos diante do altar do incenso o problema do pecado deve estar resolvido, isso se faz hoje aceitando o sacrifício de Jesus. Não adianta chegar diante do altar do incenso com pecados a resolver, a oração ou a oferta não surtirão efeito. Lembra dessa recomendação?

Mateus 5: 23-24 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Reconciliar primeiro com teu irmão representa passar primeiro pelo Altar de bronze ou Holocausto, sem passar por lá fazer sacrifício, não tem como chapiscar sangue e queimar incenso.

Isso nos dá uma lição, nossas orações só terão resultados depois que  resolvermos toda questão do pecado, contenda, discórdia com o próximo etc... Nosso altar do holocausto hoje é Jesus que foi sacrificado, somente pedindo perdão e não pecando mais, ai sim podemos orar sabendo que Deus ouvirá. Não adianta  chegar a Deus sem primeiro passar por Jesus. O próprio Jesus disse para orarmos no Seu nome: (João 14:13 E tudo quanto pedirdes em Meu nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Muita gente passa pelo altar de Maria em vez de Jesus. Jesus é Sumo-sacerdote Eterno. Enquanto nunca existiu sacerdócio feminino porque não era admitidas, era serviço de homens da tribo de Levi. Além de Melquisedeque, Jesus foi o único sacerdote que veio de outra Tribo, a de Judá. Muitos tem queimado incenso (orando) no nome de Maria sendo que Jesus recomendou orar em Seu nome (João 14:14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.) Quem ora em nome de outra pessoa ou entidade que não seja Jesus Cristo, não estão queimando incenso, estão profanando o Altar; oração assim é falida.

 

Portal Gospel        © 2002- 2006  Página actualizada em 07-08-2006

[ Início  ]  [ Mapa do Site ]  [ Fale connosco ]  [ Procurar ]